Às margens da represa do funil nasce um novo modelo de urbanização,o Vivert – Reserva da Mata
Qual é a cidade dos seus sonhos? O que te conecta com a vida? O lugar onde você vive e convive favorece essa conexão? Em princípio simples, essas três perguntas provocam uma reflexão inquietante e reveladora sobre a forte influência do espaço em que estamos inseridos no nosso estado de espírito e nas experiências que acumulamos ao longo da vida.
Não por acaso, esses questionamentos conduziram a concepção de um empreendimento inédito no país, o condomínio Vivert – Reserva da Mata. Localizado às margens da represa do Funil, em Macaia (MG), a iniciativa dos irmãos Antônio Júnior e Alessandro Rios está sustentada em um novo conceito de urbanização, no qual a conexão com o interior, com a natureza e com o propósito do coração sejam respeitados.
“Sempre fomos muito críticos sobre a maneira como as cidades são projetadas, organizadas, ocupadas e vividas, pois acreditamos que elas contribuem de forma assustadora para o aumento do vazio existencial. Por tudo isso, tivemos a certeza de que deveríamos criar esse espaço ideal de reconexão, para que as pessoas pudessem sentir essa alegria no lugar onde vivem, moram, trabalham e convivem com aqueles que amam”, explica Antônio Júnior.
Infraestrutura completa
O Vivert é o primeiro condomínio náutico no entorno de Lavras e região pensado e preparado para ser o local de moradia de seus condôminos. Construído em uma área de 2 milhões de metros quadrados, sua infraestrutura é diferenciada, comportando desde ambientes para o lazer e a reflexão até espaços de coworking para o trabalho compartilhado.
Tudo isso torna o condomínio ideal para quem deseja morar e trabalhar no mesmo lugar e também para aquelas pessoas que buscam o que os irmãos e idealizadores chamam de “meia moradia”, ou seja, um destino para ser desfrutado e vivenciado em qualquer ocasião, não apenas nos finais de semana..
Reconexão com a vida
Para promover um estilo de vida mais suave, desacelerado e em sintonia com os propósitos individuais e coletivos, foram traçados Sete Caminhos de Reconexão (veja no box). A natureza é o primeiro deles: o empreendimento possui a maior reserva particular de Mata Atlântica em condomínios de Minas Gerais, com 400 mil metros quadrados, ideal para trilhas, para ouvir os sons da natureza e se conectar com sua voz interior.
Este contato, inclusive, tem poder terapêutico, como sinaliza a jornalista especializada em saúde e bem-estar Angélica Banhara. Em sua coluna no Metro Jornal ela publicou um artigo intitulado Viva Melhor: 6 passos para um cérebro saudável, no qual resgata um costume japonês que está se propagando para o Ocidente: caminhar nas florestas. Conhecida como “banho de floresta”, ou shinrin-yoku, trata-se de uma terapia para reduzir o estresse e aumentar a imunidade.
Banhara cita a Pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert, Eliza Kozasa, que defende os benefícios do contato com a natureza em tempos de foco excessivo no mundo externo. “Precisamos fazer pausas e nos voltar para a gente. A proposta é que as pessoas se sintam cada vez mais estimuladas a ir para a natureza simplesmente ficando em silêncio e contemplando. Yoga e práticas contemplativas – não necessariamente a meditação sentada – como ficar na praia olhando o horizonte ou no campo olhando as árvores são boas alternativas”, destaca Kozasa.
Já pensou poder viver essa experiência diariamente, no local em que você mora?
Inspiração
Toda a concepção do Vivert foi centrada para torná-lo um espaço ideal de reconexão, para que as pessoas possam sentir a alegria no lugar onde vivem, moram, trabalham e convivem com aqueles que amam. São eles
NATUREZA
Inserção em espaços conectados com a energia maior.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Mais que comer bem, preza por alimentar de forma consciente e, sempre que possível, na presença das pessoas amadas.
ESPORTE E LAZER
Cuidar de forma saudável do corpo, da mente e das relações.
TRABALHO E LEVEZA
Espaços de trabalho compartilhado, em locais distintos e criados para ser o mais agradável e leve possíveis.
ARTE E CULTURA
Estar em um espaço onde o convite ao lúdico é presente é fundamental para que a reconexão aconteça.
AMIZADE
Os espaços do condomínio foram pensados para ser um “grande quintal”, onde a vida acontece em contato com o próximo e cada pessoa possa ir e vir, viver e conviver de forma harmoniosa.
TRANSCENDÊNCIA
Estabelecer o contato com algo maior, como um convite para ir além da esfera individual e pensar de forma coletiva, em como contribuir para deixar um mundo melhor para as futuras gerações.
contato@vivert.com.br
(35) 99727-1818
@vivertrm
texto Ana Paula de Oliveira