Julyano Caldeira une diferentes manifestações pessoais em busca da união da arquitetura com a arte
A arquitetura pode ir além do conceito de trabalhos em projetos de casas, edifícios, estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais, dentre outros espaços. Seu propósito último e a inter-relação com a arte é motivo de debates e discussões entre muitos estudiosos e publicações especializadas da área. Para alguns, a arquitetura é tida apenas como um caminho para organização de espaços e, assim, melhorar a mobilidade urbana e qualidade de vida das pessoas; para outros, além desses aspectos, ela serve como canal de exposição de interesses estéticos pessoais. Se pensarmos a arte como uma forma de autoexpressão, aí sim, entramos na arquitetura como manifestação artística, que se utiliza de uma variedade de formas, cores e texturas para transmitir sensações aos interlocutores. Em 2011, o próprio ex-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em um artigo que a arquitetura é “uma obra de arte por onde podemos nos mover e onde podemos viver”.
Julyano Caldeira, um arquiteto artista
Julyano Caldeira possui 20 anos de profissão. Profissional de renome em Lavras e região, atuou em diversos projetos, buscando unir os gostos pessoais dos clientes às tendências de mercado. Com um olhar aguçado para os detalhes, Julyano apresenta uma conexão emocional entre os projetos que apresenta e os clientes. Projetos que expressam sentimentos e sensações.
Foi devido a essa sensibilidade para a arte que Julyano ingressou em outras vertentes. Seu campo de inspiração passeia pela gastronomia, cerâmica e trabalhos manuais minuciosos, que exigem olhar apurado e técnicas precisas, como o Quilling e o Origami.
União entre gastronomia e cerâmica
A gastronomia sempre foi um hobby para o arquiteto que, com a experiência profissional, abriu seu campo de atuação para além da “arte de cozinhar para amigos”, engendrando a criação de utilitários exclusivos. Foi na cerâmica que o artista viu a possibilidade de expressar e materializar seus esboços de peças para compor seus pratos. Julyano iniciou na produção das peças que, por enquanto, se restringe à criação de um acervo pessoal. Cada peça é única, com características próprias e detalhes que não se repetem em outras da coleção. Atualmente, o arquiteto cursa Gastronomia, em que aperfeiçoando ainda mais as técnicas na cozinha.
A cerâmica é o artefato mais antigo produzido pelo homem, com cerca de 15 mil anos. O nome é originário do grego Kéramos, que significa terra queimada ou argila queimada. O trabalho, apesar de aparentemente simples, impressiona pela beleza das cores e formas. Ao observarmos alguns utilitários de cerâmica, vemos grandes obras de arte. Os trabalhos de Julyano são marcados pela personalidade, exclusividade e autenticidade. Difícil não se apaixonar pelas peças.
Técnica apurada e atenção no Quilling e Origami
Foi no início de 2005 que Julyano ingressou pela vertente da arte de manusear e fazer projetos refinados com papel. Por meio das técnicas de Quilling e Origami, o arquiteto cria peças exclusivas.
O Quilling consiste na arte de trabalhar com papéis, de forma minuciosa, se utilizando de tiras enroladas de diferentes cores e gramaturas em que, modeladas, formam ilustrações de alta complexidade. A técnica surgiu no Renascimento, por volta do século 16 e 17, quando entidades religiosas ornamentavam relicários e gravuras sagradas. Apesar de ainda não ser muito difundida, a técnica é capaz de criar trabalhos que causam espanto pela complexidade com que se apresentam.
Já o Origami, arte Oriental, consiste no propósito de fazer pequenas esculturas com dobraduras de papel. Acredita-se que os primeiros trabalhos tenham surgidos juntamente com os primeiros registros do surgimento do papel, na China, por volta do ano de 105 d.c. Os trabalhos em Origami representam mais que formas e esculturas, trazem consigo todo um simbolismo e conceito únicos.
Julyano é um arquiteto plural, e vê nas diferentes manifestações artísticas na qual trabalha um canal para expor não só seus talentos, como também sua filosofia de vida: a arte como um hobby.
texto Yvye Prado
fotografia Daniel Rocha
julyanocaldeiraprojetos@yahoo.com.br
(35) 99979-7270 | (35) 99165-1255 whatsapp