Muito versáteis, as almofadas deixam sua casa com a sua personalidade
Almofadas, quem não ama se aconchegar nelas? Utilizadas originalmente para dar conforto ao corpo, hoje elas são aliadas na decoração da casa. Por serem muito versáteis, ficam perfeitas em todos os ambientes e são um coringa quando bate aquele desejo de renovar a casa sem gastar muito. E o melhor é que você pode misturar tecidos, texturas, cores e formatos, dos mais diversos tipos, criando o clima perfeito. Basta escolher a que mais combina com a sua personalidade.
As possibilidades são infinitas. “As almofadas ajudam a ornar o ambiente, seja o sofá, um canto da sala que está vazio, a cama e até mesmo um tapete. Mesclar tipos de texturas, cores e tecidos, além de tamanhos diferentes e sem simetria, é tendência entre os principais designers contemporâneos. Talvez possa ser um quarteto de floral, listras, lisa e geométrica ou mesmo um trio de couro, camurça e linhão”, ensina Lisiane Campideli Lopes, que criou uma linha sofisticada de capas para almofadas.
Uma dica é combinar as cores e as estampas com outros objetos da decoração para proporcionar maior harmonia ao ambiente. Em espaços mais clássicos, opte pela sobriedade e por cores mais neutras. Já naqueles mais descolados, as cores quentes e texturas variadas ganham destaque. Usar tamanhos diferentes e números ímpares da peça confere um toque mais eclético e moderno.
Já aqueles ambientes que andam sem vida ganham um novo suspiro com modelos de cores mais vivas. Outro coringa é combinar as almofadas com a estação do ano. “As almofadas devem ser vistas como uma roupagem nova, permitindo que a casa acompanhe as comemorações e as estações do ano. No inverno, por exemplo, opte por tecidos mais quentes e aconchegantes. Já no verão, abuse de texturas mais leves e cores alegres”, observa Lisiane. “O mais importante é entender que a escolha das almofadas é um ato tão pessoal como escolher sua roupa. O auxílio na escolha das peças é possível, mas a decisão final confere a você e à sua família, dando identidade aos ambientes.”
Qualidade na criação
As capas criadas por Lisiane têm como características a criatividade, a sofisticação e a exclusividade. “As peças são confeccionadas uma a uma, muitas vezes unidades ímpares de tecidos exclusivos. Elas promovem ao espaço familiar o que chamo de singularidade do lar.”
As capas são encontradas nos tamanhos 40 por 40 cm, 45 por 45 cm e 50 por 50 cm, com ou sem vivo (um tipo de acabamento). A cartela de tecidos é nobre e consagrada no mercado de decoração. Veludos, linhão, linhos da Quaker, Squadat, T Tweed, Pied de Poule, Velvet Bamboo e Guess são algumas das raridades encontradas, às vezes mescladas com petchwork de cria-ção invejável.
A delicadeza e a sofisticação dessas escolhas estão enraizadas no empreendedorismo de Lisiane. Ela é casada com Luciano Lopes, proprietário da América Móveis, referência no segmento de móveis do país. “Por fazer parte da família América Móveis, carrego o talento de executar com afeto e capricho o manuseio de materiais de qualidade, na busca de um produto final admirável tal qual o da marca”, enfatiza Lisiane.
Por muitos anos, as peças foram expostas no showroom das lojas América Móveis em Perdões e Belo Horizonte e ganharam destaque ornamentando os belos sofás da marca. “Com as capas de almofadas oferecemos a oportunidade de as pessoas terem acesso a peças exclusivas e a um preço mais acessível. O nosso desejo é disseminar aconchego, beleza e sofisticação, além de conquistar novos clientes apaixonados por almofadas”, destaca Lisiane.
Toque especial
“Uma almofada tem grande poder estético e visual em um ambiente.
A seleção de tecidos é prioridade quando se trata de mudança. É tão importante quanto a seleção dos móveis ou das cores das paredes.
Posso mudar o estilo de um ambiente, dando um caráter casual, formal, clássico, dependendo dos modelos e materiais escolhidos. É nesse pequeno artigo que vemos as estampas e os formatos darem o toque final.”
Mateus Monteiro
ARQUITETO
Em casa
Confira 5 dicas de como usar as almofadas:
1. Mescle modelos lisos e estampados. Essa combinação confere um ambiente moderno e criativo.
2. Mas se você não quer misturar estampas, é só seguir a paleta de cores da almofada principal ou utilizar a paleta cromática como referência.
3. Combine as cores das peças com outros objetos e itens de destaque no ambiente, como o sofá.
4. Escolha o tecido de acordo com o ambiente da casa. Por exemplo: linho é para espaços mais casuais; lã com cashmere, seda e cetim, para mais clássicos e glamourosos; aveludado, para os mais aconchegantes. Para ambientes externos, prefira materiais mais resistentes, como couro ou impermeáveis.
5. Mude as almofadas de acordo com as estações do ano: no inverno, abuse das cores laranja e marrom, e, no verão, verde, azul e branco.
texto Licia Linhares
fotografia Daniel Rocha
(35) 98821-1480
almofadaslisi