Cidade ganha novo shopping, que contará com as principais lojas âncoras do país
Em breve Lavras ganhará um presente muito especial: a construção do mais moderno shopping regional. A novidade, além de beneficiar a população com um novo espaço de compras, serviços e entretenimento, comprova o potencial da cidade como um importante polo econômico do estado mineiro.
A ideia partiu da parceria firmada entre as empresas Construtora Lasper, Pemi Construtora e ABX, que conta com mais de 30 anos de solidez e know-how no desenvolvimento e gestão de shoppings no país – atualmente possui participação em nove empreendimentos nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato do Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. “Fizemos uma pesquisa de mercado para avaliar os potenciais locais e encontramos uma cidade pronta para receber um projeto deste porte. Lavras influencia diretamente mais de 326 mil pessoas, de 21 municípios, em um raio de 80 km. São dados que mostram a capacidade econômica da região e que justificam a instalação de um shopping regional aqui”, avalia Antônio Arbex, engenheiro e sócio da ABX, que será responsável pela concepção, viabilidade técnica e gestão do shopping de Lavras. Com grande experiência no ramo, Arbex fundou a Dacom em 1998, a maior empresa de comercialização de shopping centers do país. Em 2007, participou da fundação da BRMalls, assumindo o cargo de diretor comercial. Em 2009, criou a Argo, que atualmente administra inúmeros shoppings no país.
O projeto
Um dos diferenciais do novo shopping será a sua excelente localização. Ele será construído às margens da BR 265, de frente à rotatória do Mart Minas, dentro da Cidade da Serra. “O comércio local já é muito pulsante. Com o novo projeto, mais de 20 municípios próximos, que dependem dessa prestação de serviço, serão beneficiados. Por isso, optamos instalar o shopping em um terreno que promovesse maior acessibilidade e comodidade para os futuros clientes”, ressalta Felipe Lasmar Pereira, diretor Comercial da Pemi Construtora e um dos sócios investidores do shopping. “Junto à experiência da ABX, inovamos mais uma vez, trazendo para a cidade e região um empreendimento de grande magnitude, que contribuirá, dentre outras melhorias, para o fortalecimento da economia local.”
O empreendimento terá 35 mil metros quadrados de área construída, dos quais 16,5 mil metros quadrados serão destinados à área bruta locável (ABL). O projeto arquitetônico, que já se encontra em fase de desenvolvimento, buscará privilegiar ambientes de interação, com espaços arejados e ao ar livre, sempre com um toque de modernidade. Para satisfazer aos mais diversos perfis de compra, está prevista a instalação de lojas âncoras nacionais e lojas satélites, além de praça de alimentação e espaços de lazer e entretenimento, como cinema e parque infantil. “O nosso objetivo, além de trazer para a cidade as principais marcas do país, é favorecer o lojista local”, afirma Arbex.
As obras estão previstas para começarem em janeiro de 2022. A expectativa é que o shopping seja aberto ao público no segundo semestre de 2024.
Texto Licia Linhares
Fotografia Marcelo Goulart