O segredo é engajar pessoas para conquistar resultado
Dentro da Psicologia Organizacional, as pessoas são tão importantes quanto as equipes nas quais atuam. No aspecto individual, o trabalhador precisa estar engajado e, por sua vez, os grupos em constante desenvolvimento. Mas afinal, o que é engajamento profissional? O que é uma equipe que se desenvolve?
Engajamento em Gestão de Pessoas é o laço constituído entre os trabalhadores e o local de trabalho. Tal ligação é dotada de sentido, pois o sujeito deseja trabalhar no local, indo além da mera necessidade de emprego. Por sua vez, um grupo formado por pessoas engajadas está sempre atento ao autodesenvolvimento. Um colabora com o outro, ensinam e, ao mesmo tempo, aprendem entre si, entregando resultados diferenciados.
Nesse contexto, é fundamental identificar se, na empresa, as pessoas estão engajadas ou somente contratadas. Pontos a se pensar: são oferecidas condições de trabalho que possibilitem o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores? Os líderes são inspiradores ou ainda estão se comportando como antigos e arcaicos chefes que apenas dão ordens com tom de voz alterado?
Para obtenção de resultados qualitati-vos e quantitativos é preciso investir em pessoas e auxiliá-las a encontrar razões para trabalhar motivadas. Realizar pes-quisas de clima organizacional, organi-zar os processos de seleção, preocupar-se com o bem-estar e a segurança do time, informa-tizar o que for preciso. Também é preciso oferecer cursos de capacitação para os trabalhadores, ter ações de responsabilidade socioambien-tal, construir soluções em conjunto, realizar integração e reuniões de agradecimento, dentre vários recur-sos existentes no que se refere à Gestão de Pessoas.
A transformação do papel das pessoas se dá quando passam de meras fornecedoras de mão de obra para parceiras e fornecedoras de conhecimento. Para isso, não basta solicitar que o colaborador melhore o seu desempenho. A empresa precisa pensar sobre si mesma e os caminhos que decide trilhar. O talento das pessoas passou a ser tão importante quanto o próprio negócio!
Faça um check up e, se preciso for, um recall das estratégias. Um bom começo está no Diagnóstico Organizacional. Trata-se de uma ferramenta que identifica aspectos relacionados à produtividade. A partir da investigação, tem-se um retrato de como estão os níveis de produtividade das pessoas, equipes e setores do negócio.
Além disso, a oferta de treinamentos e palestras in company, com soluções personalizadas e coerentes com a identidade do negócio, também é uma forma de manter a equipe alinhada. Esses momentos são oportunidade de aprimoramento, mas também de fala e escuta. Não importa se seu negócio tem dois ou 200 colaboradores, pois há sempre espaço para engajar as pessoas e desenvolver equipes!
Doutoranda em Psicologia (UFSJ), Mestra em Educação (UFLA), Especialista em Gestão de Pessoas (UNIFEI), Psicóloga e Filósofa (UFSJ), Professora do UNILAVRAS e Palestrante.
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