Com força de vontade e conhecimento, Cinthia Marinho é reconhecida no ramo de arquitetura
Talento, determinação e foco. São essas as palavras que melhor definem a carreira da arquiteta Cinthia Marinho. Natural de Lavras, ela saiu da cidade ainda jovem e, após morar em diversos cantos do país, cursou arquitetura e urbanismo no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte. Foi na faculdade que ela teve o primeiro contato com a profissão ao ser indicada para fazer estágio com um dos professores mais renomados de lá, Paulo Luso, uma experiência que em sua opinião contribuiu muito para o seu aprendizado.
Já formada, Cinthia decidiu retornar para Lavras. “Cheguei aqui e ninguém me conhecia. Tive que começar a minha carreira do zero”, recorda. Mas logo surgiu a primeira oportunidade. Uma conhecida a convidou para reestruturar sua loja de biquinis e moda fitness que fica no Lavras Shopping. “Foi um sucesso! Os lojistas amaram as minhas ideias e me chamaram para fazer o projeto de reforma de suas lojas também. Ao todo foram seis trabalhos realizados, o que me levou a ficar conhecida no ramo.”
Buscando mais conhecimento, Cinthia foi aprovada no mestrado de Ciências e Tecnologia da Madeira na Universidade Federal de Lavras, e com isso ela encarou a maior experiência da carreira desde então. Há quase três anos seus pais a desafiaram a criar um projeto que fosse completamente inovador. Ela então teve a ideia de construir uma casa em estrutura metálica. Assim nasceu a Casa Bússola, que recebeu esse nome pelo seu formato de seta que aponta para o Norte. Para tirar a ideia do papel, ela se capacitou sobre o assunto. “Visitei diversas fábricas de estrutura metálica. Foi um ano de estudo e aprendizado.”
Com o planejamento em mãos chegou a hora de iniciar as obras. Cinthia contou com a ajuda da mãe, que ficou responsável pela administração do empreendimento, como a busca por fornecedores, materiais e orçamentos. Com tanto empenho elas conseguiram concluir o empreendimento em apenas quatro meses. “Não tivemos nenhum problema, nenhuma dor de cabeça, e com isso vimos que é possível realizar construções de forma simplificada a partir de um projeto de qualidade, estudos prévios e uma excelente administração de obras”, reflete Cinthia.
A casa foi construída em estilo atemporal e imponente, que chama a atenção de todos que passam por ela. “Só recebemos elogios! Muitas pessoas pedem para dar uma olhadinha em seu interior, e isso me deixa imensamente feliz!” Logo surgiram os compradores: um casal, que se apaixonou de cara pelo projeto arquitetônico. “É uma casa que oferece conforto térmico e acústico, a circulação é muito funcional. Como ela abre para o jardim é possível a criação de cenários aconchegantes”, conta a arquiteta.
Toque de aconchego
Com a pandemia e a necessidade do isolamento, as pessoas começaram a passar mais tempo em suas casas, o que trouxe a necessidade de criar espaços que atendessem às diferentes necessidades. Enxergando uma oportunidade, Cinthia fez diversos cursos de especialização e iniciou uma Pós-Graduação de Design de Interiores, Ambientação e Decoração na PUC do Rio Grande do Sul. “Penso muito no uso das pessoas no espaço projetado. Ele precisa ser criado para o cliente, de acordo com as suas necessidades. Esse é o significado da arquitetura”, diz.
Sendo assim, Cinthia gosta de planejar cada pedacinho do projeto, desde a circulação interna, como será colocada a mobília, qual será a vista proporcionada aos moradores, como o vento circulará dentro dos ambientes, até a forma como a insolação influenciará na temperatura interna. “Minha proposta é criar projetos funcionais que promovam o conforto e a qualidade de vida e que agreguem valor e tragam a natureza para dentro do lar.”
Para tornar essas inspirações realidade a arquiteta conta com a parceria de seu marido Caio Pinheiro Carvalho, engenheiro mecânico, especialista em projetos de estruturas metálicas e proprietário da Volter Energia Solar; e sua mãe, Ubaldina Marinho, que possui formação acadêmica no ramo de gestão e administração e está se especializando em Design de Interiores. Juntas, elas são responsáveis por toda administração da obra, com o intuito de garantir a qualidade de sua execução. “E o melhor, toda a tomada de decisão é feita juntamente com o cliente”, garante Cinthia, que comemora a conquista de ter executado 90 projetos em Lavras e região.
PAIXÃO À PRIMEIRA VISTA
“Quando comprei a casa fiquei receoso devido ao conceito aberto e por ser um projeto inovador. Mas fui pesquisando e acompanhando a obra e pude ver que a visão que eu tinha estava errada, e hoje estou feliz da vida; A casa é um espetáculo, muito aconchegante, prática demais, foi uma das melhores aquisições da minha vida!”
Eduardo Souza Pinto,
Proprietário atual da Casa Bússola
Texto Licia Linhares
Fotografia Gilney Botelho
Cinthia Marinho
(35) 98445-2396
@cinthiamarinho.arquiteta
Volter Energia Solar
(35) 99750-0607
@voltersolar