Pediatria Integrativa transforma o cuidado na infância
Na jornada da saúde infantil, a Pediatria Integrativa surge como uma abordagem holística que vai além da simples resolução das doenças. A junção do conhecimento da medicina convencional com terapias complementares permite o desenvolvimento saudável e resiliente das crianças.
Por não focar apenas nas doenças, mas nos sintomas e nas condições que antecedem ao seu surgimento, a Pediatria Integrativa busca fortalecer a saúde infantil a longo prazo. Ao integrar abordagens complementares, como a nutrição personalizada, contribui para uma saúde mais robusta e uma vida equilibrada.
A nutrição é a base da saúde infantil. O que se busca é a individualização da dieta para atender às necessidades específicas de cada criança, sendo que, em alguns casos, é necessária a suplementação de nutrientes e vitaminas para garantir um aporte adequado.
A correta ingestão de vitamina D é uma das preocupações por ser essencial para garantir a saúde óssea e imunológica e o desenvolvimento das crianças. Em geral, é uma preocupação em casos em que existe uma baixa exposição ao sol. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência de vitamina D afeta cerca de 1 bilhão de pessoas globalmente, sendo as crianças as mais vulneráveis.
A suplementação de ferro é essencial em crianças que apresentam casos de anemia ou consumo de alimentos pobres nesse nutriente. Atualmente, 25% dos pequenos apresentam deficiência considerável quanto a sua ingestão, o que pode causar sérios impactos em seu desenvolvimento físico e cognitivo. A Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, realizada nos Estados Unidos, relata que esse problema afeta aproximadamente 7% das crianças com idade entre 1 e 5 anos.
Entretanto, estudos demonstram que a suplementação adequada pode reverter essas estatísticas alarmantes. Uma pesquisa publicada no Journal of Pediatrics revelou que a suplementação de vitamina D reduziu significativamente os casos de raquitismo em crianças, enquanto intervenções eficazes de ferro mostraram uma diminuição notável nos índices de anemia infantil.
Além disso, a ingestão de ômega-3 é essencial para garantir o bom desenvolvimento cerebral e ocular, principalmente de crianças com dietas deficientes em peixes, visto que o seu consumo insuficiente está associado a problemas de aprendizado, atenção e comportamento.
Atuação preventiva
Para impedir o surgimento de casos como esse, é necessário analisar potenciais deficiências nutricionais antes que se manifestem como problemas de saúde evidentes. Dessa maneira, é preciso atuar com intervenção precoce por meio de exames de rotina e monitoramento do desenvolvimento e da adoção de hábitos saudáveis em relação ao consumo dos alimentos.
A Pediatria Integrativa representa uma evolução no cuidado infantil, indo além da abordagem tradicional. A suplementação nutricional, quando realizada de forma personalizada e preventiva, desempenha um papel vital na promoção do desenvolvimento saudável. Ao compreender as necessidades específicas de cada criança e adotar uma abordagem integrativa, estamos cultivando uma base sólida para um futuro saudável e equilibrado. Cabe a nós, como sociedade, investir nesse cuidado abrangente para nutrir o potencial de cada criança e construir um amanhã mais saudável e resiliente.
• Médica pediatra com título de especialista concedido pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria
Texto: Licia Linhares
Fotografia: Marcelo Goulart
Atendimento online
(35) 99759-1582
Instagram: @PEDIATRANIVEA
www.niveasouza.med.br