Os seis passos para uma estratégia publicitária de sucesso
Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, a essência da diferenciação das marcas reside na habilidade de contar histórias envolventes e construir conexões profundas com o público. Nesse contexto, a estratégia publicitária é capaz de transformar as experiências e as expectativas dos consumidores.
É ela quem orienta a jornada da marca, delineando um caminho claro e eficaz para alcançar os corações e mentes do público-alvo. Indo além do simples ato de vender, cria-se uma narrativa persuasiva, fundamentada na compreensão profunda do mercado, do produto e dos desejos do consumidor
Mas para alcançar sucesso, é preciso seguir alguns passos. Confira!
1. FAÇA O DEVER DE CASA
Antes de anunciar ou promover conteúdo nas redes sociais, é preciso compreender a fundo o universo do seu negócio. Pesquise o nicho, determine as dores e os desejos da sua audiência e absorva insights valiosos sobre a concorrência, sabendo o que todos pensam e como se comportam.
Além disso, é essencial estudar sobre seu produto ou serviço e conhecer as suas características e quais os benefícios funcionais e emocionais que ele pode oferecer.
2. CLASSIFIQUE-O!
Entender o que está sendo anunciado e para quem o produto ou serviço se destina é crucial. Dentro da estratégia publicitária, o conteúdo bem orientado por esses aspectos é capaz de educar e entreter a audiência correta e impulsionar vendas.
Logo, é preciso transmitir clareza em todas as divulgações, com uma mensagem direta que destaque os benefícios e as características que satisfaçam os desejos, mas que, ao mesmo tempo, cultivem relacionamentos e criem comunidades engajadas.
A clareza na comunicação, a criação de uma identidade visual marcante e a narrativa consistente proporcionam uma experiência coesa que ressoa com o público. O produto deixa de ser apenas uma mercadoria e se torna um herói na história do consumidor, dotado de virtudes que transcendem o meramente funcional.
3. IMAGEM DA MARCA
Construa uma personalidade única que seja fundada nos principais benefícios funcionais e emocionais que ela oferece. Ter um posicionamento de marca forte no mercado ajuda na definição de valor daquilo que é ofertado ao passo que cria comunidades mais fortes, que funcionam como verdadeiros defensores da marca.
Dentro da estratégia, os anúncios e os conteúdos só performam bem quando refletem todo o posicionamento construído, impulsionando vendas e expandindo o branding.
4. A GRANDE IDEIA
As grandes ideias transcendem o comum. Ainda que não sejam fruto de mentes extraordinárias ou de gênios das artes, elas são realmente difíceis de serem reconhecidas, isso porque aparecem nos momentos de ócio ou em outras situações muito improváveis.
Grandes ideias elevam o poder da estratégia e destacam sua marca na multidão. Para tentar reconhecê-las, pergunte a si mesmo: a sua ideia causa espanto/fascínio quando você pensa nela? Ela é verdadeiramente única e alinhada à sua estratégia? Pode ser utilizada a longo prazo?
5. O PRODUTO É O HERÓI
Seu produto ou serviço não é apenas uma oferta; ele precisa se tornar um verdadeiro herói quando é promovido. Exalte seus diferenciais, mostrando como pode mudar ou ressignificar vidas. Construa uma narrativa que ressoe emocionalmente e destaque as vantagens que o tornam indispensável.
6. REPITA OS ACERTOS
O que funciona bem merece repetição. Anúncios, postagens, ideias – tudo que apresenta bom desempenho pode ser inteligentemente reintegrado na estratégia, seja por um novo formato, seja por uma nova perspectiva. Com sabedoria, reutilize aquilo que conquistou interesse e emoção da audiência.
Ao incorporar essas seis características em sua estratégia, você não apenas vende, mas constrói relacionamentos sólidos e duradouros. Aperfeiçoe continuamente, adapte-se ao mercado e veja sua marca prosperar. O que falta para aprimorar sua estratégia? A resposta está na execução cuidadosa e na busca incansável por inovação.
Lucas Gimenes está concluindo MBA em Marketing, Publicidade e Construção de Imagem com Washington Olivetto e MBA em Vendas, marketing e Geração de Valor com Flávio Augusto.
Texto: Assessoria
Fotografia: Alejandro Catalan
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