Conhecimento e consulta com o cirurgião plástico são a base da escolha segura.
A mamoplastia é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, porém muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre como escolher sua prótese. Você conhece os principais tipos de implante?
Eles variam principalmente quanto ao seu perfil (relação entre altura e largura) ou o quanto cada prótese é projetada para frente; algumas diferem também quanto ao desenho do perfil. A escolha objetiva resultados mais harmônicos a cada padrão corporal. Consideramos o tamanho do tórax e das mamas, bem como as expectativas da paciente (mamas que chamem mais atenção x mais naturais).
O Perfil tipo Super Alto
Algumas vezes de desenho cônico, possui menor base e maior projeção (é mais pontudo comparado aos outros), assim a maior parte do seu volume está concentrada no centro da prótese. O resultado é uma mama de colo médio e bem projetada; é a opção mais comum entre pacientes jovens.
O Perfil do tipo Alto
Possui menor projeção na mesma base, com isso, se a paciente optar pelo mesmo volume, esse ficará distribuído em uma área maior; será necessário um diâmetro maior da prótese. O efeito é uma mama menos “pontuda” e com colo (transição superior da mama) mais marcado. Essa é uma opção frequente em casos de mastopexia (levantamento do seio e retirada de pele) associada a implantes.
O Perfil Anatômico ou em gota
Se trata do desenho da prótese e não da relação projeção x base. Pode ser alta ou super- alta, conforme a indicação. A porção superior (polo superior) possui uma transição mais gradual para o centro de maior projeção, resultando em mamas mais naturais. É um mito que se fica sem colo ou projeção superior, basta se escolher o tamanho adequado. Muito usada em reconstruções mamárias, também encontra boas indicações em pacientes com mamas pouco desenvolvidas (global ou localizada), bem como naquelas com expectativas de uma mama aumentada mais natural.
O conhecimento dos desenhos e perfis é fundamental para a escolha. Também há que se entender que o resultado final é decorrente da interação entre a prótese escolhida e as condições iniciais da paciente. Tamanho e forma iniciais de sua mama e tórax, que são a cobertura e a base dos implantes escolhidos, são determinantes no resultado. Cada paciente tem características próprias e a escolha deve ser individualizada. Para iluminar suas opções é essencial o bom relacionamento com seu cirurgião plástico de confiança, para assim atingir seus sonhos e expectativas.
• Cirurgião Plástico e Cirurgião Crânio-Maxilo-Facial ( SBCP e ABCCMF )
• Professor do Curso de Medicina UFLA – DSA
Rua Misseno de Pádua, nº352, sala 303. Lavras/MG
(35) 98855-8430
(35) 3013-8430
www.drluisandrade.com.br
Dr Luis Andrade (CRMMG 46.745)
Cirurgião Plástico