Zeca conta suas experiências gastronômicas até chegar na receita do ideal.
A cozinha sempre foi seu ponto forte. Fazer experimentações, testar novas receitas e temperos, encantar as pessoas com pratos simples e saborosos, esse é o hobbie do Zeca, empresário conhecido em Lavras.
Quando questionado sobre o que mais lhe dá prazer nos momentos de descanso, ele não pensa duas vezes na hora de responder: é entre as panelas que encontra sua diversão.
Mas, foi em uma visita a Portugal, há cerca de 8 anos, que Zeca provou a receita que o deixaria encantado. O empresário já trazia consigo a experiência e o conhecimento do manuseio com o bacalhau, com a comercialização do filé deste peixe na importadora em que é proprietário. Porém, o bolinho de bacalhau era novidade e virou uma meta a ser conquistada! Foram várias tentativas, muitas massas que tiveram que ser reaproveitadas, muitos vizinhos felizes como degustadores de bolinhos, até que chegou ao ponto perfeito e um resultado de dar água na boca: um bolinho simples, saboroso, sequinho e com uma casquinha crocante. Consegue imaginar essa delícia?
E Zeca dá a dica: para que o famoso bolinho de bacalhau saia perfeito, tem alguns segredos que ele conta para gente!
Dizem que cozinhar é uma forma de amar os outros
José Rafael Filho (Zeca)
“E Zeca faz isso há mais de 20 anos”
Os segredos do bolinho de bacalhau
O primeiro deles é na escolha do peixe. Zeca utiliza o tipo COD Gadus Macrocephalus. É um peixe claro e muito semelhante ao legítimo Porto.
Outro segredo está na extração total da água tanto do peixe quanto da cebola utilizada no preparo da receita. Por isso, ele dá preferência ao tipo desidratada.Para que o bolinho não encharque e fique sequinho, o óleo da fritura deve ser novo e estar quente. Outra dica é, após enrolar os bolinhos, basta passá-los no ovo batido e na farinha de trigo para empaná-los. Caso tenha intolerância ao glúten, é só empaná-los no fubá.
Se você está curioso para saber como fazer o bolinho, agora é só colocar a mão na massa! Veja a receita:
Bolinho de bacalhau
Ingredientes
- 2 Kg de batatas asterix (para fritura)
- ½ Kg de cebola
- 1 Kg de bacalhau COD
- Salsinha a gosto
- Cebolinha a gosto
- Farinha de trigo para empanar
- Óleo de boa qualidade para fritar
Preparo
- Dessalgue o bacalhau previamente, deixando sal suficiente. Soque em um pilão ou panela com um bastão até que fique bem separado. Reserve.
- Cozinhe as batatas até ficarem macias e esprema-as ainda quente.
- Moa a cebola em um uma máquina (de moer carne) e escorra a água da mesma.
- Em uma panela antiaderente, coloque a cebola moída, a salsinha, a cebolinha junto com o bacalhau apiloado. Mexa em fogo médio até que saia toda a água. (muito importante!)
- Coloque a batata ainda quente e misture bem.
- A massa está pronta. O ideal é deixar descansar na geladeira, no mínimo, 6 horas para que aconteça a troca de sabores e a massa fique firme.
- Enrole a gosto: 25g para bolinha, 60g tipo croquete.
- Aqueça o óleo. (mais para quente).
- Passe os bolinhos na farinha de trigo, tire o excesso e frite-os na hora.
Dica extra
Para dessalgar o bacalhau, corte-o em pequenos pedaços e afervente duas vezes, trocando a água (isso depende do tipo de bacalhau utilizado, para determinar a quantidade de fervuras).
Rendimento:120 bolinhas ou 50 croquetes
Acompanhamento:sirva com azeite, limão e molho de pimenta.