Lançamento da Volkswagen, T-Cross promete revolucionar o mercado nacional de SUV
O T-Cross, primeiro SUV compacto fabricado pela Volkswagen no Brasil, promete revolucionar os padrões de seu segmento no mercado nacional. O modelo, que será responsável por colocar a marca em uma categoria importante nos países emergentes da Ásia e Américas, é aguardado pelos amantes da velocidade no primeiro semestre de 2019, quando ele deve começar a ser vendido por aqui.
O carro global apresentará características específicas para atender o gosto e o perfil dos clientes da América Latina, além de mudanças em seu design. Em terras brasileiras ele vai contar com um para-choque com desenho exclusivo, enquanto do lado de dentro, receberá apliques na cor do veículo. Outra mudança é o seu tamanho. Enquanto o modelo europeu mede 2,56 metros de entre-eixos, a versão tupiniquim terá 2,65 metros. Ele ainda será 9 mm mais alto que a versão global.
Outros diferenciais são a cabine, bastante espaçosa e confortável, e os avançados recursos de tecnologia, conectividade e segurança. Destaque, ainda, para os itens exclusivos no segmento, como painel totalmente digital (Active Info Display), seletor de perfil de condução, suporte para celular no painel, quatro entradas USB (inclusive para o banco traseiro), iluminação da cabine em LED e acabamento com apliques no painel. Também contará com faróis full-LED, seis air bags, saída de ar-condicionado para o banco traseiro e teto solar panorâmico, entre outros recursos.
Além de cada um desses detalhes, todas as versões serão equipadas de série com ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade, que reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Se necessário, o sistema poderá reduzir o torque do motor e freiar uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
Raio-x
Aqui no Brasil, o T-Cross terá motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor para entregar alta eficiência energética e, principalmente, muito prazer ao dirigir.
O motor 250 TSI TSI Total Flex gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm. O torque máximo, também com ambos os combustíveis, será o maior torque da categoria. Esse motor será combinado exclusivamente à transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic e aletas (“shift paddles”) para trocas no volante.
Já o motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol – com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm. Esse motor poderá ser combinado à transmissão manual ou à automática com função Tiptronic (também com as aletas no volante), ambas de seis marchas.
Quatro em um
Be Practical, Be Intuitive, Be Cool e Be Safe. É o que o cliente procura – e acha – no T-Cross. “Prático”, que significa mais espaço e flexibilidade; “Intuitivo”, com uma pegada mais digital e conectada; “Descolado”, caracterizado por um design marcante e personalizado; e “Seguro”, máxima de segurança tanto para os ocupantes quanto para o trânsito em geral.
Texto editado licia linhares