Primeiro estande de tiro indoor promete agitar Lavras e região
Olhos fixos no alvo, concentração, postura e respiração. Engana-se quem pensa que atirar é “fácil”. Conquistando cada vez mais adeptos no Brasil, essa prática, que pode ser esportiva, por lazer ou segurança, exige muita técnica e responsabilidade, algo que os lavrenses poderão experimentar com a chegada do primeiro estande de tiros da cidade, o Bandeirantes Indoor.
Inaugurado no dia 29 de fevereiro deste ano, a iniciativa é do empresário e praticante lavrense Rodrigo Tubertini Maciel, e foi criada em parceria com o clube de tiro Bandeirantes, instalado em Lavras desde 2006 e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do tiro esportivo no Sul do estado.
“É uma iniciativa inédita, que vai proporcionar aos praticantes ou àqueles que têm curiosidade e vontade de conhecer a chance de manusear uma arma de fogo com toda a orientação e segurança necessárias”, afirma Rodrigo, que também é presidente da entidade.
Instrutor credenciado pela Polícia Federal (PF) e bicampeão brasileiro da modalidade Tiro Defensivo – categoria Armas Múltiplas, ele explica que no local é possível o contato com qualquer tipo de arma de fogo, como pistolas, revólveres e espingardas de vários calibres, que poderão ser manuseados com o acompanhamento de uma equipe habilitada – além de Rodrigo, outros oito instrutores, sendo três deles credenciados pelo Exército Brasileiro, completam o time.
Estrutura
Basicamente, o tiro indoor é aquele praticado em ambientes fechados (estandes) e com regras de segurança rígidas. O Bandeirantes Indoor, por exemplo, conta com duas linhas de tiro, de 10 e 15 metros cada, sala de instruções para aulas teóricas, ambiente climatizado, tratamento acústico, equipamentos de proteção, e toda a estrutura necessária para a prática, seja ela esportiva, de aprendizado, treinamento, habilitação ou qualificação. “É como se fosse uma autoescola. Temos estrutura para atender qualquer pessoa: quem nunca manuseou uma arma de fogo e gostaria de viver essa experiência, quem já usa, mas está parado, ou quem já tem um nível técnico avançado e quer manter o treinamento ativo, caso dos esportistas ou daqueles que visam a defesa própria”, explica.
Rodrigo ressalta a importância de aprender com profissionais verdadeiramente comprometidos e habilitados. “No caso da defesa, que está muito em voga em função da violência, muita gente pensa que é só levar uma arma para casa e pronto, já está seguro. O que esperamos é que as pessoas venham, conheçam nossa estrutura e entendam que é fundamental ter instrução, técnica e muita responsabilidade para manusear uma arma de fogo em qualquer circunstância”.
Confira os 3 requisitos básicos para frequentar o Bandeirantes Indoor:
- Ter mais de 18 anos ou estar acompanhados dos responsáveis;
- Possuir teste psicológico avaliado por um psicólogo credenciado pela Polícia Federal;
- Apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.
No Brasil
O registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição é regulamentado pelo Estatuto do Desarmamento (lei 10.826). Há duas formas de conseguir a posse legal: pela Polícia Federal, para quem quer ter uma arma em casa ou no trabalho, ou pelo Exército, caso dos esportistas, colecionadores e caçadores. Lembrando que a compra só é possível mediante alguns requisitos como ter, no mínimo, 25 anos de idade, residência fixa e ocupação lícita, demonstrar aptidão técnica e psicológica e não ter antecedentes criminais, dentre outros.
Você sabia?
• A primeira medalha de ouro do Brasil em uma olimpíada foi conquistada na prova de tiro. Tal feito, que em 2020 completa 100 anos, acorreu em 03 de agosto de 1920, quando o Tenente do Exército Guilherme Paraense entrou para a história do esporte brasileiro, ao vencer a prova de pistola de tiro rápido, na Antuérpia, Bélgica.
• A conquista marca a bem-sucedida estreia do país em Jogos Olímpicos. O Brasil compareceu com uma delegação de 22 atletas, de diversas modalidades, sendo que sete deles integravam a equipe de tiro esportivo, responsável por três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.
• Hoje, nos Jogos Olímpicos, são disputadas provas em três categorias: carabina, pistola e tiro ao prato.
• Pistola é uma arma curta, que só
pode ser disparada com uma das mãos.
• Carabina é uma arma longa, que
exige o uso das duas mãos para o disparo.
• Basicamente, no tiro ao prato o atleta deve acertar, no ar, um prato de barro de diâmetro, peso e velocidade de arremesso específicos.
FONTES: defesa.gov.br
rededoesporte.gov.br
R. João Alves Mesquita, nº6, Centro – Lavras
(35) 99975-0004
@cbctlavras
cbctmg.com.br
texto Ana Paula de Oliveira
fotofrafia Daniel Rocha