Dra. Marília Vaz indica tratamentos funcionais e estéticos com foco na saúde íntima da mulher
Você já ouviu falar em Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética? Essa especialização da medicina vem ganhando espaço nos últimos anos devido aos avanços das pesquisas e tecnologia na área de saúde e estética. Isso porque, mesmo com o maior conhecimento e empoderamento feminino, muitas vezes, distúrbios relacionados à área íntima das mulheres são passados despercebidos ou são resultados de fatores como menopausa, parto ou o processo de envelhecimento do corpo.
O fato é que condições que causam desconforto físico, sejam eles dor, ardor ou incontinência, ou fatores de cunho psicológico, que geram impacto negativo nas relações afetivas, não podem ser considerados normais e é preciso investigar junto com um médico ou médica de confiança. É então que surge a Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética. Trata-se de um conjunto de procedimentos, incluindo cirurgias, com o intuito de restaurar a função e a anatomia da região genital feminina. Com isso, é possível trazer o bem-estar físico e mental, recuperando a autoestima e melhorando a qualidade de vida.
Em Lavras, a Dra. Marília Vaz, ginecologista, obstetra e especializada em Estética Íntima Funcional, realiza uma série de procedimentos em sua clínica, contribuindo para uma vida com conforto de suas pacientes. “Os procedimentos vão além da estética. Eles devolvem a saúde íntima das pacientes, que pode ser perdida por muitos fatores: físicos, emocionais, maus hábitos, problemas decorrentes da idade ou doenças e cirurgias”, explica a especialista.
Atenção aos sintomas
Conheça mais sobre cada distúrbio ou disfunção que podem acometer a saúde íntima das mulheres:
• Atrofia vaginal
A atrofia vaginal é uma condição ocasionada, de modo geral, pela queda nos níveis de estrogênio, hormônio sexual feminino responsável pelo desenvolvimento das características físicas e pelos órgãos sexuais das mulheres. Essa queda se dá normalmente na menopausa e pós-menopausa. Dentre os distúrbios decorrentes da atrofia vaginal estão ressecamento, dor durante as relações, irritação com ardor e prurido, frouxidão vaginal e incontinência urinária.
• Problemas sexuais
Íntimos pós-parto
Muitas mulheres sofrem problemas decorrentes do parto, dentre os mais comuns estão a dor durante as relações sexuais, decorrente da atrofia vaginal ou de um trauma perineal. É possível realizar o tratamento desse problema com técnicas da ginecologia funcional e estética.
• Flacidez vaginal
A flacidez ou frouxidão vaginal tem um grande impacto na felicidade e na função sexual feminina. Ela pode vir em decorrência de parto ou devido ao processo de envelhecimento natural.
• Incontinência urinária
Leve a moderada
O problema de incontinência urinária é muito comum entre as mulheres. É caracterizado pela falta de controle da bexiga ocasionando em pequenas perdas de urina quando, por exemplo, a paciente tosse, ri ou espirra. Pode ser ocasionado por diversos fatores como menopausa, gravidez, pós-parto, obesidade e infecções.
• Hipertrofia dos pequenos lábios
Muitas mulheres sofrem com a hipertrofia dos pequenos lábios, isto é, quando eles apresentam um tamanho maior que o habitual. Esse excesso de pele pode ser decorrente de uma condição genética, uso de anabolizantes, obesidade ou mesmo devido ao envelhecimento. A hipertrofia vaginal pode gerar tanto um desconforto emocional, influenciado na autoestima das mulheres que se sentem envergonhadas diante de seus parceiros, quanto desconforto físico, seja durante a relação sexual ou na prática de exercícios físicos.
• Fatores estéticos
Muitas mulheres se sentem incomodadas com algumas características íntimas, sejam relacionadas à assimetria ou tamanho dos pequenos e grandes lábios ou mesmo o escurecimento da área. Para melhorar essa aparência, a medicina oferece diversos procedimentos com rápida recuperação.
Para uma vida de mais qualidade
Apesar de ainda existir muito preconceito em torno do rejuvenescimento íntimo, é possível notar que tais estigmas estão muito relacionados à desinformação em torno dos benefícios funcionais que as técnicas proporcionam às mulheres. Tanto os procedimentos que visam à saúde quanto aqueles que proporcionam melhoria estética, ambos devolvem a felicidade, a autoestima e a autoconfiança feminina. Por este motivo, é tão essencial que as mulheres conheçam cada vez mais seus corpos e suas peculiaridades e entendam quando há um problema a ser corrigido ou algo a ser melhorado e possam, assim, contar com a ajuda da ciência e da tecnologia.
De acordo com a Dra. Marília Vaz, é essencial que a paciente esteja sempre atenta aos sinais do seu corpo e, ao notar qualquer alteração, procure ajuda de um(a) ginecologista especializado(a) em tratamentos funcionais para o diagnóstico correto e indicação da melhor técnica. “Na minha clínica, em Lavras, realizo procedimentos não invasivos e, quando há a necessidade de intervenções cirúrgicas, estas são realizadas em ambiente hospitalar. Hoje, a tecnologia avançou muito, possibilitando o tratamento com técnicas não invasivas e com rápida recuperação, praticamente indolor ou que, apenas com o uso de um anestésico tópico, é possível ser realizado sem intercorrências”, diz Dra. Marília.
Os avanços na medicina e na estética trouxeram novas perspectivas para a vida de muitas mulheres. “Mais que mudanças visuais, a Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética propicia melhorias na autoestima, na rotina, na vida íntima, na felicidade e nos sonhos de muitas mulheres. A ciência, hoje, possibilita que as mulheres passem por períodos como parto, menopausa e o envelhecimento de maneira tranquila e saudável, sem dores e com plenitude das funções sexuais”, afirma Dra. Marília Vaz.
Tratamentos indicados
Conheça alguns procedimentos realizados no
consultoria da Dra. Marília Vaz:
• Laser CO2
O laser de CO2 é um procedimento minimamente invasivo com o objetivo de tratar problemas vulvo-vaginais, sejam estes relacionados ao processo de envelhecimento, a fatores externos ou estéticos. Trata-se de um procedimento não cirúrgico e indolor que estimula a produção de colágeno na região íntima, tanto no canal interno quanto nos grandes lábios da vagina. O laser de CO2 é extremamente seguro e rápido, gerando bons resultados já na primeira aplicação.
• Preenchimentos
O uso do preenchimento como rejuvenescimento íntimo consiste na aplicação de preenchedores com ácido hialurônico a fim de devolver a elasticidade e o volume nos grandes lábios. A região íntima das mulheres também envelhece com a idade ocasionando em perda de colágeno. O procedimento é simples e feito no próprio consultório.
• Botox
A aplicação da toxina botulínica é muito utilizada no tratamento da hiperidrose, isto é, quando há excesso na produção de suor, neste caso, na área íntima. A toxina age fazendo um bloqueio no final do nervo, próximo às glândulas sudoríparas, impedindo a passagem do estímulo que ativa a sua produção e minimizando o efeito desconfortável gerado pelo excesso de suor. Além disso, tem sido muito utilizado para o vaginismo, uma contração involuntária dos músculos perineais que causam dificuldade ou impedimento da mulher para realização de atividade sexual.
• Bioestimuladores
Os bioestimuladores de colágeno são excelentes aliados da saúde e da estética íntima. Eles são usados para devolver o volume na região dos grandes lábios. Fatores como o envelhecimento e a menopausa podem causar uma perda de colágeno na área e, consequentemente, flacidez. O procedimento é simples e contribui para a autoestima da mulher.
• Peeling químico
Questões hormonais, maus hábitos, gestação, inflamação da pele ou mesmo fatores genéticos podem ocasionar o escurecimento da região interna das coxas e da virilha. Muitas mulheres se sentem incomodadas com isso, o que leva a uma baixa estima e, muitas vezes, incômodo diante seus parceiros. Uma das técnicas usadas neste caso é o peeling químico, que consiste em um conjunto de ácidos aplicado na área com o intuito de promover o clareamento da região.
• Ultrassom Microfocado de Alta Densidade (HIFU)
O HIFU, também conhecido como Ultraformer, é uma tecnologia moderna com liberação de energia de alta intensidade, feita de forma localizada, promovendo o estímulo da produção de colágeno. Essa intervenção auxilia mulheres com queixas de flacidez vaginal, falta de lubrificação, incontinência urinária leve, entre outros problemas. Cada caso deve ser avaliado individualmente com o médico ou médica de confiança.
• Cirurgia íntima – labioplastia
A labioplastia é um procedimento cirúrgico realizado para a retirada do excesso de pele na região dos pequenos lábios. Muitas mulheres possuem uma hipertrofia do local, o que pode gerar desconfortos físicos e emocionais. A labioplastia é uma cirurgia simples e, em poucos dias, a paciente está recuperada.
Texto: Almalab Agência
Fotografia: Marcelo Goulart
R. Misseno de Pádua, nº 355, sl 304 – Centro
(35) 98421-1584
@dramariliavaz