Procedimento contribui para melhora da autoestima
O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, de acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Esse procedimento, em geral, tem como objetivo reconstruir alguma parte do corpo, por uma razão médica ou estética, o que envolve questões de autoestima e, também, de qualidade de vida dos pacientes. Muito mais do que ficar bem com o espelho é sentir-se confortável consigo mesmo.
Pode soar clichê, mas a cirurgia plástica é, realmente, transformadora. As mudanças, no entanto, vão muito além do que está aparente. A melhora no bem-estar reflete em todos os âmbitos da vida, do núcleo familiar ao trabalho, passando pelo convívio social e pelos relacionamentos interpessoais.
Além das cirurgias estéticas, existem as cirurgias reparadoras, que têm o objetivo de restaurar uma região corporal, reestabelecendo sua função e fazendo com que o paciente melhore significativamente a autoestima e a autoconfiança e se sinta mais confortável no meio social em que vive. Dessa forma, pessoas que recorrem a esses tipos de procedimentos para melhorar a imagem têm muitos ganhos além da aparência.
Os procedimentos estéticos não cirúrgicos são uma alternativa ou complemento das cirurgias. Destaque para a toxina botulínica (botox), os preenchedores de ácido hialurônico e os bioestimuladores de colágeno, que são aplicados para corrigir rugas, suavizar linhas de expressão, reduzir a aparência dos sulcos e valorizar o contorno do rosto.
É de extrema importância ressaltar que tanto as cirurgias plásticas quanto os procedimentos estéticos minimamente invasivos devem ser realizados por médicos especialistas experientes. É preciso ter plena confiança no profissional escolhido a fim de minimizar possíveis riscos. Qualquer procedimento cirúrgico (ou não cirúrgico) possui riscos inerentes. O paciente deve procurar um médico habilitado pelos órgãos do CRM e AMB ou um cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, não deixando de realizar exames preliminares e uma consulta pré-operatória para esclarecer todas as dúvidas e receber as orientações necessárias.
Dr. Hermínio Amorim é associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) como membro titular. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fez residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica. Construiu sua carreira de sucesso pautando-se em bases científicas sólidas e na constante atualização de conhecimentos e técnicas cirúrgicas. Atua há mais de 25 anos no ramo da cirurgia plástica, procurando sempre realizar as avaliações com visão global e harmônica e cuidando para não alterar as características faciais e corporais individuais de cada paciente.
Av. Dr. Silvio Menicucci, nº 1800, Presidente Kennedy – Lavras/MG
(35) 3821-8008