Dificuldade no processo de aprendizagem pode ser tratada com a ajuda de um psicopedagogo
Muitas pessoas passam por traumas ao longo da vida, desde coisas aparentemente mais corriqueiras, como aprender dirigir, andar de elevador e falar em público, até as mais complexas, como dificuldade de memorizar, de se concentrar e de aprender. Esses problemas podem trazer diversas consequências sociais e psicológicas. Portanto, é muito importante que quem passe por alguma dessas situações seja assistido e acompanhado de perto por um profissional qualificado, para que ele possa entender a origem desses transtornos comportamentais, diagnosticá-los e propor um tratamento que os deixem no passado.
É esse o trabalho realizado pela área de Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, que auxilia crianças, jovens e adultos com dificuldade no processo de aprendizagem. O tratamento agrega conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia, promovendo um trabalho de prevenção, visto que o profissional designado irá estudar o que afeta o processo de aprendizado do paciente, propondo-lhe exercícios de estímulos.
Na maioria das vezes, o diagnóstico ocorre ainda na infância e na primeira fase escolar. Por isso, é tão importante que os pais e os professores fiquem sempre de olho. Os principais sintomas são hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, transtorno desafiador opositivo, de humor e de espectro autista, e o tão famoso bullying. Caso uma criança seja diagnosticada com algum desses comportamentos, é preciso encaminhá-la para um psicopedagogo para que ela possa ser logo tratada. Após o diagnóstico, o profissional inicia o tratamento, tendo como base o uso de técnicas terapêuticas que a ajudam no processo de aprendizado. É muito importante, porém, que esse trabalho seja integrado com os pais e os professores.
No caso de um adulto, as dificuldades surgem na hora de memorizar, concentrar ou aprender algo novo. O procedimento para o conhecimento da causa e melhora é o mesmo que as crianças: é necessário procurar a ajuda de um psicopedagogo ou neuropsicopedagogo.
Quanto antes tratar, melhor serão os resultados. E eles são surpreendentes. Logo após o início do tratamento, já é possível perceber mudanças positivas no comportamento dos pacientes. Os pais relatam que as crianças se sentem mais entrosadas na escola, aprendem com mais facilidade e melhoram o desempenho nas salas de aula. Os adultos também comemoram suas conquistas pessoais, principalmente no que tange ao aumento da autoestima e à melhora da convivência em seu círculo social.
Agende uma avaliação!
• Formada em Normal Superior (Unilavras)
• Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica Institucional (Faculdade Castelo Branco RJ)
• Formada em Neuropsicopedagogia Clínica Institucional e Educação Especial (Prominas)
Avenida JK, nº629, bairro Retiro – Lavras/MG
(35) 99138-8164 whatsapp
kfaraco2017@gmail.com
Kátia Luciana de Medeiros
Psicopedagoga, neuropsicopedagoga e educação especial