Conheça os perigos da contaminação por chumbo em crianças e saiba como prevenir
A contaminação por chumbo é um grave problema para as crianças, visto que pode causar danos irreparáveis ao desenvolvimento cognitivo e físico. O chumbo é encontrado em várias fontes, como tintas antigas, soldas, pilhas e baterias, cerâmica e vidro colorido, dentre outras. Além disso, a contaminação também pode ocorrer devido à exposição a água potável e solo contaminado.
Por se encontrarem em estágio de desenvolvimento do cérebro e de seu sistema nervoso, as crianças são especialmente vulneráveis aos efeitos do chumbo, em especial porque são mais propensas a engolir ou inalar suas partículas, visto que tendem a brincar no chão e a colocar as mãos na boca.
A exposição prolongada a este material pode ocasionar problemas graves, a exemplo de danos cerebrais, dificuldade de aprendizagem, desvios comportamentais e impactos na saúde mental.
A intoxicação por chumbo é um problema sério e global. Estima-se que até 800 milhões de pessoas tenham níveis deste metal pesado no sangue iguais ou superiores a 5 microgramas por decilitro (µg/dL), de acordo com um relatório conjunto de 2020 da Unicef, o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a infância e adolescência, e da ONG internacional Pure Earth.
4 formas de prevenção
Para prevenir a contaminação por chumbo e proteger as crianças, é importante seguir algumas medidas de precaução, incluindo:
Testar a água da torneira: se você suspeitar que a água esteja contaminada com chumbo, faça um teste para verificar seu nível. Se for detectado, remova ou evite o uso da água contaminada.
Remover ou evitar o uso de produtos que contenham chumbo: remova tintas antigas e outros produtos que contenham chumbo de sua casa e evite o uso de novos produtos que também o tenham em sua composição.
Limpar regularmente a casa: as crianças podem ser expostas ao chumbo através de poeira e partículas no ar, por isso é importante limpar as áreas onde elas brincam, para remover partículas.
Ter uma alimentação saudável: alimentos ricos em ferro e cálcio, como frutas, legumes, carnes e leite, ajudam na prevenção da intoxicação por chumbo, visto que minimizam seus efeitos no corpo.
Alerta!
A contaminação por chumbo é um problema grave e potencialmente perigoso para as crianças, e todos os esforços devem ser feitos para prevenir a sua exposição. É sempre recomendável consultar um pediatra caso tenha suspeita de intoxicação, para que seja feito o diagnóstico e tratamento adequado.
Médica pediatra com título de especialista concedido pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria
Prç. Leonardo Venerando Pereira, nº206 – Centro – 5º andar | Sala 503 – Lavras/MG
(35) 99759-1582
@PEDIATRANIVEA