A psicoterapia e o cuidado com a nossa saúde mental
Foi-se o tempo em que ir ao psicólogo era sinônimo de “estar doente”. Hoje em dia, as pessoas buscam o acompanhamento psicológico para reencontrar o amor próprio, recuperar a autoconfiança, reorganizar os sentimentos e compreender melhor as suas emoções. Além disso, desejam fazer as pazes com o passado e planejar um futuro mais feliz. Corpo e mente, em sintonia, precisam de cuidados, o tempo todo.
O que você tem feito pela sua saúde psicológica? A Psicoterapia é para todos, crianças, adolescentes, jovens, adultos, casais e, de maneira muito especial, idosos. Seja qual for o motivo que o leva a buscar esse apoio, você o encontrará. Um psicólogo clínico estuda, em média, sete anos, antes de receber o paciente no consultório – cinco anos na graduação e dois anos na especialização clínica. Nesses estudos, o foco é sempre o ser humano e o seu bem-estar, sua dignidade, seu direito de viver bem e ser amado; desenvolver novos comportamentos e abrir mão de alguns hábitos que só lhe fazem mal, repensar a história de vida, despedindo-se de traumas e encorajando-se diante de novas escolhas.
Na Psicoterapia, (re)aprende-se a olhar com alegria para o futuro, pois a vida deve ser uma dádiva e não um peso, embora haja momentos dolorosos. Pare por alguns instantes e pense: o que está causando medo, tristeza, dúvida ou sofrimento em você, hoje? Pensou? Esse é o primeiro motivo para procurar a Psicoterapia. Cuidando agora, muitos quadros como depressão e ansiedade podem ser evitados ou, pelo menos, amenizados.
Da mesma forma que você busca alimentar-se bem, fazer alguma atividade física, ter um bom convívio com as pessoas, cuidar da sua família, ter o acompanhamento de um médico de sua confiança, também precisa – e merece – ter o seu psicoterapeuta. Pesquise diferentes profissionais, peça indicação para conhecidos, converse com sua família e encontre um psicólogo para lhe dar as mãos no cuidado com a saúde mental.
Atualmente, a Psicologia Clínica está muito voltada para o cuidado com os idosos. A procura de terapia por parte deles – e o entendimento das famílias – cresceu. Eles merecem mais esse gesto de amor (Psicoterapia) para dar sentido a uma fase da vida que, em alguns casos, os deixa ociosos e entristecidos. Portanto, um psicólogo pode auxiliá-los a transformar a senilidade (envelhecimento sem saúde) em senescência (envelhecimento com saúde física e psicológica). Deixe o seu preconceito de lado, pois a Psicologia dos dias atuais é uma proposta de autoamor. Agende uma sessão.
Filósofa e psicóloga clínica pela Universidade Federal de São João del-Rei, especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Itajubá, mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras, professora universitária no Centro Educacional de Lavras e palestrante.
Clínica Vida
R. Costa Pereira, nº 128, sala 12, 2° andar, Centro – Lavras/MG
(35) 9 9976-5675
anabiavati@yahoo.com.br
@psianamariaguimaraes