Construção de espaços integrados se destaca na arquitetura contemporânea
Conceber o espaço da cozinha como um aglutinador de atividades, onde são promovidos os encontros entre os moradores e visitantes, é um fator comum na maioria das moradias da atualidade.
O design da cozinha é um aspecto importante da arquitetura, pois é um espaço central para o cotidiano de uma casa, muitas vezes, considerada o coração da casa. E isso tem levado os arquitetos a buscarem layouts, tecnologias e materiais capazes de proporcionar mais funcionalidade, amplitude e flexibilidade às residências.
Além da funcionalidade, a estética da cozinha também é uma consideração importante. Ela deve ser projetada para complementar o estilo dos demais ambientes da casa e deve ser visualmente atraente também. O uso de materiais de qualidade, como pedra natural, madeira e aço inoxidável, e de cores sóbrias ou neutras podem ajudar a criar um visual elegante e atemporal.
Evolução de estilo
Ao longo da história, a cozinha passou por diversas mudanças. A busca por alimento e a maneira como nos relacionamos com esse ambiente determinou muito do nosso modo de vida. Ela se tornou palco de interações sociais, sendo o reflexo das relações humanas.
As cozinhas modernas são caracterizadas, principalmente, por serem espaços integrados e multifuncionais. Esse tipo de cômodo é a melhor forma de unir os moradores com os convidados, atraindo como um imã para a interação social, que durante um tempo da história se desenvolveu no espaço da sala. De certa forma é a retomada da cozinha ancestral, que via a comida e seu local de preparação e consumo como um ritual de amizade e afeto.
É exatamente o que buscam os clientes da Casa JF com a união de três funcionalidades em um só lugar. A cozinha, a sala de jantar e a área gourmet foram integradas, o que gerou uma redução significativa na área total da casa, proporcionando, inclusive, economia no valor final do projeto de construção.
No projeto da cozinha optamos por utilizar elementos mais sóbrios, como o preto das pedras das bancadas, o cinza dos armários, a textura estilo cimento nas paredes, a mesa principal em concreto aparente e alguns pontos em aço escovado. Além de proporcionar ampla iluminação natural com a grande abertura lateral, que liga o espaço da cozinha à área externa da casa, onde está localizada a piscina. Isso gerou um espaço amplo, funcional e extremamente agradável. Um grande convite para a interação social dos moradores e seus convidados.
- Arquiteta e Urbanista formada pela USP – Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos ,e com MBA em Gestão de Projetos pela UNIS
R. Bernadino Macieira, nº174, Centro – Lavras/MG
(35) 99194-2454
@julianamelo_arquitetura