Com exercícios que desafiam o condicionamento físico e exigem dedicação máxima do corpo, CrossFit ganha cada vez mais adeptos no país.
Exercícios funcionais de alta intensidade, que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade entre si. É buscando desafiar esses limites e levar o corpo ao seu extremo que o Cross Training, também conhecido como CrossFit, virou febre e ganhou milhares de adeptos por todo o país. O treino, que utiliza diversos materiais como cordas, caixas, barras, tem como base três pilares: movimentos funcionais, movimentos variados e movimentos de alta intensidade. O resultado é um condicionamento físico completo, com uma grande redução de gordura corporal e definição muscular.
O CrossFit foi criado pelo norte americano Greg Glassman, na década de 1990, e chamou a atenção por combinar diferentes esportes, como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso, além de atividades de condicionamento metabólico, a exemplo do ciclismo, corrida, agachamentos e remo. Hoje, o Brasil contabiliza mais de mil boxes, número que o coloca em segundo lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 7 mil unidades oficiais.
Nada de tédio
A variação constante de exercícios no Cross Training é uma forma de tornar o treino mais intenso, desafiador, e quebrar a rotina que outras atividades possuem, como a musculação e os exercícios aeróbicos. E o fato de os treinos mudarem em todas sessões possibilita que o corpo e a mente sejam sempre desafiados.
“Os exercícios de Cross Training mais intensos são os mais eficazes porque trazem mais benefícios no processo de emagrecimento, proporcionam alto gasto calórico e são capazes de produzir maior quantidade de enzimas e hormônios que favorecem a oxidação de gordura”, explica Guilherme Botelho Garcia, profissional de Educação Física na Academia Movimento.
Um bom treino trabalha coordenação, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, velocidade, força, precisão e resistência cardiovascular, respiratória e muscular. Na Academia Movimento as aulas duram, em média, 1 hora e são divididas em três partes: aquecimento, técnica e WOD (Workout of the Day, em português, missão do dia). “Estima-se que uma sessão queime entre 800 e 1500 calorias. Além disso, vários grupos musculares são trabalhados em cada exercício, o que contribui para tonificar e definir os músculos de forma mais eficiente”, acrescenta Guilherme.
Mas, além do fortalecimento físico, o Cross Training ajuda a trabalhar as próprias percepções do corpo, conhecer e ampliar seus limites, contribuindo para a redução do estresse e a melhora do psicológico. E o melhor: pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa. “Como a intensidade dos exercícios é adaptada de acordo com as necessidades de cada aluno, todo mundo pode se tornar um adepto. Mas, antes de iniciar os treinos, é recomendado passar por uma avaliação médica e de um profissional de educação física”, orienta Guilherme.
8 Benefícios do Crossfit
- Ganho de força e resistência muscular;
- Melhora do sistema cardiorrespiratório;
- Melhora da coordenação motora;
- Auxilia na definição muscular;
- Auxilia no maior equilíbrio;
- Aumento do gasto calórico;
- Ativa o metabolismo;
- Diminui o estresse.
Para todos os gostos
Com 13 anos de mercado e duas unidades em Lavras, a Academia Movimento oferece, além do Cross Training, outras modalidades que agradam diferentes perfis. Tem aula de musculação, jump, danças (zumba, ritmos e fitdance), spinning, lutas (boxe, muay thai e jiu-jítsu), pilates e ginástica olímpica infantil.
Os professores são formados e devidamente capacitados, garantindo qualidade técnica e pedagógica, para levar aos alunos mais qualidade de vida, segurança, prevenindo lesões indesejadas, e ainda ganhos estéticos.
Testado e aprovado
R. Dr. Francisco Sales, nº 799 – Centro
Lj 1 (35) 3826-2235
R. Cmte. Soares Júnior, nº 307 – Artur Bernades
Lj 2 (35) 3822-7292
Texto: Licia Linhares
Fotografia: Rodolfo Brito