Viva Você. Um projeto para as mulheres que querem viver a sua melhor versão.
Você já parou para pensar no quanto você se conhece? Quais são suas forças e suas limitações? Sabe aonde quer chegar? Se ao responder essas perguntas você se sentiu insegura ou não encontrou respostas convincentes para si mesma, não se preocupe, você não está sozinha. Ocupadas com uma rotina intensa, envolvendo trabalho e família, muitas mulheres se preocupam mais em adquirir conhecimentos externos e se esquecem de dar atenção ao principal motor que as mantém nos trilhos: elas mesmas.
É preciso trabalhar o autoconhecimento, uma ferramenta indispensável para a liberdade e o empoderamento e que oferece a cada indivíduo a autonomia necessária para guiar a própria vida. Augusto Cury, médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor, é o fundador da Teoria Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos. Conhecido principalmente pelo livro O Vendedor de Sonhos, ele defende a ideia de que o autoconhecimento abre a possibilidade para que cada pessoa possa encontrar sua própria essência, descobrir suas qualidades e perceber aquilo que precisa ser melhorado. Diz respeito à tomada de consciência dos seus desejos e propósitos.
Viva Você: você em primeiro lugar
Criado em 2014, o projeto Viva Você busca reconectar mulheres com o seu eu interior, para que possam iniciar a construção do autoconhecimento e descobrir que o maior potencial se encontra em si mesma. Por meio da prática da meditação e outras atividades voltadas para o autoconhecimento, quem participa desta iniciativa é convidado a vivenciar três dias de intensa reflexão e introspecção, para descobrir seus medos, suas crenças e suas forças e para passar a viver com mais consciência.
Realizado em pousadas ou em retiros, o final de semana começa com um contato mais próximo da natureza e com a prática de harmonização do passado, momento de reflexão que busca compreender e ressignificar traumas e medos adquiridos ao longo da vida. “Há pessoas que vivem ancoradas no passado, impedindo que se desfrute do presente. É como desamarrar tudo aquilo que nos prende e nos impede de mudar”, explica Rose Botrel, uma das idealizadoras do projeto.
Com base nas ferramentas de Coaching, Programação Neurolinguística e Hipnose, outras atividades são realizadas ao longo dos três dias. Uma delas é a prática da meditação mindfulness, também conhecida como atenção plena, que visa aumentar o foco e auxiliar o cérebro a reconhecer suas emoções. Um exemplo é tomar consciência do que seus sentimentos ajudam a minar os pensamentos negativos antes que eles ganhem força e nos façam sentir estressados e frustrados. Mais do que uma técnica de meditação, mindfulness também é um estilo de vida.
“Amar, perdoar, acolher e planejar. Chorar, sorrir e partilhar. Tudo isso é permitido e vivenciado com muita intensidade durante os três dias de reconexão. No final, queremos que cada uma perceba que, para viver uma vida plena, não é preciso muito. O importante é estarmos conscientes de quem somos e nos mantermos conectadas com aquilo que queremos. Nós definimos nossos limites”, afirma Jacqueline Pereira, parceira de Rose na idealização do Viva Você.
Intenção sem ação é ilusão
A intenção do Viva Você é ascender a chama do questionamento e da inquietude e tirar mulheres da sua zona de conforto. Apenas um final de semana não é capaz de mudar por completo uma realidade, mas é uma semente que se planta para o crescimento da mudança. Por isso, todas as práticas e técnicas utilizadas durante o projeto são simples e de fácil aplicação no dia a dia.
“Se conhecer não deve ser uma ferramenta de justificativa, e sim de transformação. O processo de autoconhecimento ou de qualquer outra mudança pessoal requer entrega, desejo, trabalho e constante autoanálise. Viva, erre e se perdoe a cada dia. Se abra para o conhecimento e para o novo e seja a sua melhor versão, todos os dias”, ensina Jaqueline.
O que te impede de viver você?
As datas dos encontros para o próximo ano já estão definidas. O primeiro acontece nos dias 5, 6 e 7 de abril. Para participar, basta levar a vontade genuína de fazer brilhar a luz que já existe dentro de você!
Sobre as idealizadoras
Texto Daniela Estanislau
Fotografia Rodolfo Brito