Green food traz a Lavras o melhor da culinária totalmente livre de produtos de origem animal
Feijoada sem carne. Se para você a ausência do ingrediente compromete o sabor desse expoente da mesa brasileira, saiba que ele é um dos carros-chefes da Green Food, marca de congelados veganos que a empresária Lívia Trindade Rodrigues acaba de lançar em Lavras. Adepta do movimento que elimina da alimentação – e de toda a rotina – qualquer elemento que envolva o sacrifício e o sofrimento animal (saiba mais no box), a proposta é oferecer comida saudável, preparada por ela e entregue onde o cliente quiser.
Cerca de 50 opções compõem o cardápio, que é totalmente vegano e conta com produtos frescos cultivados na região. Há de tudo, de coxinhas e risoles recheados de jaca, cogumelos e queijos – sim, existem várias opções de queijos sem leite animal – a refeições mais elaboradas e sobremesas. E o público não se restringe aos veganos: vegetarianos e pessoas com intolerância a lactose e glúten têm se beneficiado com a novidade.
Apaixonada pelo empreendedorismo, Lívia conta que o pontapé para lançar a marca veio com a pandemia de coronavírus. “Sempre quis ter meu próprio negócio, porém, algo que também fizesse a diferença na vida das pessoas. E foi justamente nesse momento de crise que encontrei o tempo necessário para me dedicar a esse sonho. Algumas pessoas me chamaram de louca, mas o fato é que tem dado certo. Quem experimenta, volta”, comemora a empresária.
A Green Food tem agradado tanto que Lívia já estuda incrementar a oferta de itens com uma linha completa de doces, queijos, manteigas, pães e bolos. “Antes de me lançar nessa jornada eu era vegetariana. Achava difícil adotar o veganismo, que é bem mais restritivo. Mas o trabalho de pesquisa e testes de receitas revelou o contrário. É um universo muito amplo e fascinante, uma verdadeira alquimia”, comenta a empresária, que também é estudante de Engenharia Mecânica.
Receita
MOLHO DE TOMATE E MANJERICÃO
Entre as delícias da Green Food está o molho de manjericão, que pode ser utilizado em diferentes pratos, como as almôndegas veganas, outra queridinha dos clientes. Confira.
INGREDIENTES:
- ½ quilo de tomates (de preferência, italianos)
- 1 cebola grande
- 1 xícara de manjericão fresco
- 3 dentes de alho
- 4 colheres de azeite
- ½ xícara de água
- Cubos de tofu
- Sal a gosto
PREPARO:
Aqueça o azeite e refogue a cebola em cubos e o alho picadinho. Deixe dourar. Em seguida, adicione os cubos de tomate, as folhas de manjericão, e a água. Deixe essa mistura cozinhando por 15 minutos e tempere com sal a gosto e depois adicione os cubos de tofu.
Saiba que
A ideologia vegana consiste em defender e preservar os direitos da liberdade animal. O termo vegan surgiu em 1944 por um grupo de pessoas em Londres, incluindo o inglês Donald Watson, que se desassociou do movimento The Vegetarian Society (A Sociedade Vegetariana) e por questões ideológicas criou o The Vegan Society (A Sociedade Vegana). Mais que uma escolha, o veganismo é um movimento que opta por excluir da rotina todo e qualquer elemento que envolva o sacrifício e o sofrimento animal. Mesmo sendo confundido com o vegetarianismo, o modo de vida vegano detém-se não só em retirar todos os alimentos que possam ser de origem animal, mas também vestuário, acessórios, cosméticos e outros. Estes, por muitas vezes, são testados em animais ou possuem algum elemento vindo deles, como é o caso das peles e do couro.
FONTE: Veganismo – mais do que uma escolha, uma ideologia
(Fabrício Lemos e Helaíne Fagundes / Em Pauta, 09/09/2018)
green.food.contato1@gmail.com
(35) 99274-1217
green.food_1