Terraço surpreende pela experiência completa, abraçando Lavras com gastronomia de qualidade
Inaugurado no começo deste ano, o Terraço – Forneria & Butiquim oferece sabores inesquecíveis em um ambiente acolhedor, intimista e cheio de charme. A proposta é oferecer momentos descontraídos ao redor da mesa com comidas saborosas e descomplicadas. A casa serve uma grande variedade de opções, desde pizzas e entradas, com uma inspiração italiana (forneria), até porções de boteco, com referências mineiras e internacionais (butiquim). Tudo isso para garantir uma gastronomia que proporcione uma experiência completa.
Apaixonada por gastronomia, a família Gandia, que tem mais de 30 anos de atuação no ramo, sempre buscou conhecer países reconhecidos por sua tradição gastronômica, mas sem nunca esquecer do melhor da comida brasileira. Como proposta, o Terraço apresenta referências internacionais, mas sem deixar de valorizar a culinária local, conectando tudo isso ao que melhor existe em “nosso país Minas Gerais”.
A Forneria
Com referências italianas e um toque brasileiro, o cardápio é bastante diversificado. Como entrada, a dica é experimentar o Varalzinho do Terraço, um menu degustação que conta com embutidos, queijos, patês, pães, dentre outros. A ideia é que o cliente desfrute um pouquinho de cada sabor.
Para quem optar por um petisco leve e descomplicado, a casa oferece também em sua versão “solo”, a crostata, uma massa fininha feita de sabores variados, ideal para acompanhar um chope gelado ou uma taça de vinho.
Como prato principal são servidas mais de 20 opções de pizzas salgadas, além de uma variedade de pizzas doces. Dentre as pizzas salgadas a mais pedida é a Terraço, que leva presunto parma, uma burrata inteira, pesto e parmesão. Outros sabores queridinhos são a Moda Outback, com crisp de cebola e BBQ de goiaba; a Bianca, com queijo gorgonzola e geleia de frutas; e a Toscana & Cebola Caramelizada, que vai com um blend de calabresa e bacon, cebola caramelizada e tomilho fresco. O cardápio conta também com sabores mais tradicionais como Calabresa, Marguerita, Frango, Lombo e Portuguesa. Eles são servidos no tamanho individual (20 cm), para compartilhar (35 cm – 8 fatias) ou “no xadrez”, cortados em fatias quadriculadas, ideal para petiscar.
O grande diferencial das pizzas é a massa, que passa por um processo de fermentação lenta. São 48 horas para a massa ficar pronta, o que a deixa mais leve e mais macia. O molho é outro destaque: ele é preparado com tomates frescos, de forma artesanal, o que torna o seu sabor ainda mais especial.
Já entre as pizzas doces, que têm 25 cm, as mais pedidas são a Caramelita, que vai com uma camada de doce de leite, lascas de chocolate branco e amêndoas laminadas, e a Rapa do Tacho, que leva goiabada cascão, queijo e requeijão cremoso.
O Butiquim
A comida de boteco também agrada a todos os gostos. Como sugestão tem o Crock Chicken, iscas de frango empanadas na panko e servidas com requeijão cremoso e bacon. Além, é claro, de opções mais tradicionais como O melhor de Minas Gerais, que conta com torresmo, polenta frita e linguiça. Todas as porções do butiquim acompanham um molhinho a escolha do cliente e tudo é feito de forma artesanal, sem conservantes e com um cuidado especial em relação a produtos industriais.
Para acompanhar, chope, drinks, licores, refrigerantes e sucos naturais, além da adega, que conta com diversos rótulos entre vinhos tinto, branco, verde, rosé e espumantes. Todo o cardápio foi cuidadosamente criado a partir das experiências dos empreendedores em viagens e vivências internacionais. No cardápio, estão inclusas referências da gastronomia italiana, francesa e espanhola, além é claro, da preocupação em valorizar a culinária mineira e produtores locais, unindo diferentes experiências.
Para isso, todos os ingredientes usados no preparo das pizzas e das porções são de altíssima qualidade. Além disso, desde o manjericão do pesto, até o tomilho e orégano das porções, são plantados e colhidos em uma horta orgânica própria.
Vista privilegiada
Além de sentir cada um desses sabores, quem visita o Terraço tem a oportunidade de conhecer o primeiro rooftop de Lavras. O projeto arquitetônico valoriza a beleza da cidade, que pode ser apreciada com uma vista panorâmica. A casa tem capacidade de atender entre 40 e 50 pessoas, o que propicia um ambiente mais intimista e acolhedor.
Funcionamento
Diariamente, exceto às terças-feiras, de 18h às 23h15, com delivery e atendimento ao público.
• A casa é pet friendly
• Estacionamento próprio
Texto: Licia Linhares
Fotografia: Marcelo Goulart
Av. Álvaro Augusto Leite, nº 550
(35) 3826-4848
@terracolavras