O Chef Renato Pacheco abre as portas do seu apê e mostra seus segredos na cozinha
Logo no começo de 2020 fomos surpreendidos por uma pandemia que mudou drasticamente nossos hábitos sociais e de consumo. Mudanças que impactaram nossa história e a forma de ver a vida.
Entramos em quarentena e, inevitavelmente, a internet passou a ser o principal ponto de comunicação, informação e entretenimento da população. Passamos a consumir mais conteúdos culturais, como as inúmeras lives musicais acontecendo simultaneamente, assistimos mais filmes e séries e as plataformas de relacionamento social, como o TikTok e o Instagram, entraram como a maneira das pessoas se mostrarem e se conectarem com a rede de amigos e conhecidos. Uma forma de se aproximar daqueles que gostamos, visto a necessidade de distanciamento social.
Nós brasileiros somos calorosos e o afeto das relações é algo pertencente à nossa cultura. Diferentemente de outros países, temos como hábito sempre nos abraçar. Este contato físico, para nós, é algo importante. Somos afetuosos! Com o distanciamento social, houve uma ruptura desses nossos padrões. Fomos então obrigados a reinventar novas formas de conexão.
Transformações no cenário gastronômico
A pandemia mudou não apenas a maneira como as pessoas compram comidas e bebidas, mas também o que elas compram. Com um cenário de incertezas, muitos passaram a procurar mais conforto na alimentação. Buscas de receitas afetivas tiveram aumentos extraordinários, como bolinho de chuva (130%) e bolo de cenoura (81%). É o afeto mesmo em tempos de distanciamento.
No cenário profissional gastronômico, donos de restaurantes e personal chefs viram sua carteira de clientes esgotar. Muitos encerraram suas atividades e, alguns, se reinventaram de outros meios e alcançaram experiências únicas no ‘novo normal’. Como foi o caso do chef Renato Pacheco.
WebSérie Pode Entrar
Foi pensando em compartilhar a experiência da comida afetiva e cheia de personalidade com as pessoas que estavam em casa em isolamento, devido à pandemia, que Renato Pacheco iniciou a websérie Pode Entrar. O programa acontece 1 vez por semana em seu canal do Instagram e do YouTube.
Renato Pacheco é natural de Juiz de Fora, 33 anos, empresário e também atua como personal chef, possuindo uma carreira consolidada em Minas Gerais.
Em sua página no Instagram, Renato Pacheco divide o seu dia a dia com seus mais de 30 mil seguidores, sempre com muito bom humor, carinho, descontração e conhecimento técnico. Características marcantes do chef.
Pacheco conta que logo no começo da pandemia decidiu abrir as portas de seu apartamento e dividir seus segredos das panelas com seus seguidores. O que antes era feito de forma individualizada, na casa de quem o contratasse, foi ampliado e compartilhado para todos.
O chef tem como propósito compartilhar a experiência de se alimentar bem e com prazer, e tem feito isso de forma brilhante. Entre os pratos que mais gosta de fazer estão massas, carnes e, claro, releituras de pratos tradicionais do cardápio mineiro, como galinhada e panceta. Seu objetivo é pegar pratos que parecem complexos e mostrar que é possível fazê-los em casa. Entre os pratos mais pedidos, o risoto é o campeão.
Renato conta que tem um público fiel, seguidores que não perdem nenhum episódio e que até pedem a lista dos ingredientes antes da receita ir ao ar, para poderem fazer junto com o chef.
Ele vem popularizando a gastronomia com muito afeto e alegria, mostrando realmente o sentimento dos mineiros: a cozinha como coração da casa. Entre e fique à vontade!
Texto Almalab Agência
Fotografia Marcelo Goulart