Revista Ipê
Contato  /  Anuncie
  • Agora
  • Corpo e Mente
  • Design e Inovação
  • Estilo de Vida
  • Gastronomia
  • Negócios
  • Vida Social
  • Agora
  • Corpo e Mente
  • Design e Inovação
  • Estilo de Vida
  • Gastronomia
  • Negócios
  • Vida Social
No Result
View All Result
Revista Ipê

O futuro do trabalho é agora

Share on FacebookShare on Twitter

O que nos reserva e como podemos nos beneficiar de todas as transformações do mercado

Divulgação

“O futuro já começou e você já está atrasado.” Esta frase, cunhada por John Legend, representa nosso desafio atual. O futuro nada mais é do que a consequência de nossas ações presentes. Todos os dias, portanto, construímos um pedacinho do nosso futuro. Isso vale para os seres humanos e, claro, para as empresas.

Por meio do trabalho humano, realizado de forma colaborativa dentro das empresas, produtos e serviços são criados e entregues a clientes, facilitando assim sua sobrevivência no mundo. Esse é o propósito fundamental de toda e qualquer organização do planeta: gerar valor para alguém.

Mas o que isso significa? Gerar valor é um objetivo altamente volátil e incerto: o que gera valor hoje pode não ter impacto amanhã. Basta pensarmos em produtos que foram sucesso de vendas por muito tempo, mas que simplesmente não existem mais. E é a forma como o trabalho é realizado internamente que vai predizer o seu sucesso nesta empreitada.

E o que isso tudo tem a ver com o futuro do trabalho? Tudo! Para que exista um futuro do trabalho, deve existir antes um trabalho do presente. Como estamos trabalhando no hoje molda o que seremos e como estaremos no futuro.

A pandemia acelerou transformações que já estavam à caminho: a possibilidade do trabalho fora do escritório, a adoção de ferramentas colaborativas de projetos e de comunicação em tempo real, a disputa feroz por talentos que buscam cada vez mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional etc.

Para estarem presentes no futuro, lideranças e colaboradores devem trabalhar conjuntamente de forma que gerem sempre valor para seus clientes. Estratégias, estruturas, processos e pessoas devem estar alinhados para, então, viabilizar uma empresa ágil, efetiva e adaptativa.

O mundo mudou, está mais veloz, complexo e imprevisível. As empresas que buscam prosperar devem se preparar para atuar nesse cenário. E como elas podem se desenvolver?

1. Formar lideranças que sejam capazes de atuar no sistema ao invés de focar exclusivamente nas pessoas. A estrutura onde as pessoas trabalham influencia fortemente o que é produzido, em termos de quantidade e qualidade.

2. Repensar o planejamento estratégico da organização (caso ela tenha um). Conceber um planejamento com mais espaço para o emergente, mais capaz de lidar com incertezas e mais ancorado em princípios do que em regras rígidas. E é, claro, adequar os incentivos (salários, promoções, bônus etc.) a esse novo modelo.

3. Estabelecer uma rotina de aprendizagem, em que líderes e colaboradores estejam abertos e dispostos a repensar continuamente suas certezas e ferramentas, para que estejam predispostos a adotar novas e melhores formas de trabalhar.

4. Estruturar um formato mais orgânico de trabalho em que as regras sejam substituídas por princípios mais abrangentes e flexíveis e o controle de tempo seja substituído por responsabilização nas entregas. O micro gerenciamento deve dar lugar à transparência e à clareza de expectativas.

Resumindo: as organizações têm um papel basilar na sociedade. A sua sobrevivência gera um valor incalculável para todos. Entretanto, isso só acontecerá se ela cumprir o seu papel social. E isso parte da necessidade de gerar valor continuamente a clientes cada vez mais instáveis e exigentes.

Não existe linha de chegada. Construir empresas à prova de futuro, portanto, é tarefa de uma vida.

Douglas Dutra
Consultor da Onwe Consultoria
Graduado em Administração pela UFLA. Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade de Toronto – Canadá. Consultor e palestrante com mais de 13 anos de experiência em consultoria empresarial

Relacionados Posts

Odontologia de ponta
Destaque

Odontologia de ponta

OdontoCompany, maior clínica odontológica de Lavras, transforma a experiência dos pacientes com tecnologia avançada iTero Element, scanner bucal de alta...

by Revista Ipê
18/12/2024
Edições

Revista Ipê – Edição 30

Edição 30Publish at Calameo

by admin
16/12/2024
Para vender mais
Negócios

Para vender mais

Os seis passos para uma estratégia publicitária de sucesso Lucas Gimenes, gestor de marketing Em um cenário cada vez mais...

by Revista Ipê
22/05/2024
Tome decisões com segurança
Negócios

Tome decisões com segurança

SHC Contabilidade oferece consultoria contábil especializada para o seu negócio Sillas H. Carvalho CRC-MG 16155/O Você sabe a importância do...

by Revista Ipê
20/05/2024
Visão a longo prazo
Negócios

Visão a longo prazo

Entenda a importância do planejamento matrimonial e sucessório para as famílias Dra. Luciana e Dr. Rodolfo: especialistas em planejamento matrimonial...

by Revista Ipê
16/05/2024
Em equilíbrio com as finanças
Negócios

Em equilíbrio com as finanças

Fazer investimentos e ter seguro de vida são vitais para o planejamento financeiro Equipe Azurian Ai Investimentos O seguro de...

by Revista Ipê
15/05/2024
Load More

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Agora
  • Corpo e Mente
  • Design e Inovação
  • Estilo de Vida
  • Gastronomia
  • Negócios
  • Vida Social
+55 35 99143-4125

© 2019 Revista Ipê - Informação que transforma - contato@revistaipe.com.br.

No Result
View All Result
  • Agora
  • Corpo e Mente
  • Design e Inovação
  • Estilo de Vida
  • Gastronomia
  • Negócios
  • Vida Social

© 2019 Revista Ipê - Informação que transforma - contato@revistaipe.com.br.