Com mais de 20 anos de atuação, Colégio Educa incentiva o protagonismo dos alunos, tornando-os principais agentes do seu saber.
Uma sala de aula apenas com um quadro negro, giz e um professor no centro das atenções é uma cena que ficou no passado. Hoje, principalmente pela necessidade das escolas se adaptarem à era digital, em que crianças e adolescentes não dependem somente dos livros para aprender, o que se vê são práticas educacionais multidisciplinares em que os jovens são os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. É exatamente essa vivência que o Colégio Educa busca inserir no cotidiano dos quase 300 alunos que frequentam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Com uma tradição de mais de 20 anos, a proposta pedagógica é trabalhar conteúdos que façam sentido para os estudantes, para que eles apliquem o aprendizado fora da sala de aula, tornando-se indivíduos mais autônomos e emocionalmente capacitados. “No Colégio Educa cada aluno é visto com habilidades particulares, respeitando-se o modo de aprender, sentir e expressar os interesses e aptidões. Ter respeito ao seu ritmo de aprendizado faz com que o mesmo possa se sentir motivado a estudar mais e melhor, pois o aprendizado eficaz acontece com prazer e afetividade”, afirma a diretora pedagógica Mara Fonseca.
Nesse formato educacional, o professor abre caminho para que o estudante pesquise os conteúdos e descubra a melhor maneira de absorvê-los. As aulas são bastante dinâmicas, com o uso de recursos digitais, sem perder de vista o trabalho em grupo e colaborativo; estimulam a criatividade e ainda incentivam o aluno a enxergar a realidade sob diferentes pontos de vista. “Oferecemos espaço para que cada pessoa possa partilhar suas experiências e adquirir novos conhecimentos. Essa é a essência de um trabalho voltado ao protagonismo na educação. Todos nós temos algo a ensinar e muito a aprender”, acrescenta Mara.
Parceria de resultado
Para viabilizar essa prática educacional, há mais de 15 anos o Colégio Educa conta com a parceria da Rede Pitágoras, que integra o maior grupo educacional internacional, a Kroton Educacional, formada por 500 escolas de todo o mundo. Além da promoção de um ensino de excelência, toda a equipe pedagógica e administrativa participa de um programa de educação continuada. Outro diferencial é o uso de uma Plataforma Digital de Aprendizagem, disponibilizada pelo parceiro, que oferece aos educadores um vasto conteúdo digital para ser aplicado em sala de aula.
Preocupado não só com a qualidade do ensino e a assimilação dos conteúdos obrigatórios, o Colégio Educa também iniciou, em 2017, uma parceria com a Escola da Inteligência, do psicoterapeuta Augusto Cury, a partir da qual trabalha a gestão da emoção com os alunos e suas famílias. O principal objetivo é levá-los a se conhecerem, a gerenciarem suas emoções, exercerem o controle sobre elas e desenvolvê-las. “Estudantes estimulados a lidar com suas emoções têm maior concentração, melhores notas, mais amigos, desenvolvem a capacidade para lidar com frustrações e têm mais chances no mercado de trabalho”, esclarece a diretora financeira e administrativa Mariella Fonseca.
Família Educa
Mas para que o processo de aprendizagem seja completo, é vital a participação ativa dos pais no desenvolvimento de seus filhos. “Se interessar pelo desempenho do filho na escola, bem como a forma como ele se relaciona com as pessoas de seu convívio, e fora dele também, é uma tarefa importante a ser desempenhada pelos pais; isso os ajuda a ter uma percepção mais ampla sobre a formação da criança como pessoa”, observa Mara. “Dessa forma, valorizamos a parceria família-escola e estimulamos a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Ao longo do ano letivo, os pais e responsáveis são convidados frequentemente a participar do cotidiano escolar dos alunos.”
O corpo docente também é orientado a manter uma relação próxima com os alunos e suas famílias. A equipe é formada por professores especializados, em formação contínua e capacitados para trabalhar com as diferenças. “Buscamos profissionais que cultivem um forte relacionamento com os jovens e enxerguem o mundo por seus olhos. Todos eles nutrem grandes expectativas em relação aos alunos e oferecem oportunidades para que se desenvolvam permanentemente”, conclui Mariella.
Nota 10
A qualidade do ensino do Colégio Educa é comprovada por quem entende a importância da formação educacional para o futuro dos jovens. Aqui, alguns pais relatam sua conexão com a escola e o que aprendem juntos.
“Somos surpreendidos sempre com a influência transformadora do Colégio Educa na vida de nossos filhos, bem como pelo comprometimento dos funcionários da instituição, que colaboram de forma decisiva na construção do conhecimento.”
“A escolha do Educa para a minha filha foi motivada por alguns aspectos essenciais para o seu desenvolvimento, como ambientes agradáveis e coloridos, espaços externos que permitem a exploração do aprendizado fora da sala de aula, além da excelente equipe.”
“Além da proposta pedagógica em parceria com o Pitágoras, a escola se preocupa com o socioemocional dos alunos por meio do projeto Escola da Inteligência. Professores capacitados, espaço físico adequado e atividades estimulantes tornam o Educa um lugar acolhedor.”
R. José Hilário, 225 – Santa Efigênia, Lavras – MG
(35) 99210-6662 whatsapp
(35) 3821-7197
www.colegioeduca.com.br