O arraial de Vitoriano Veloso, conhecido carinhosamente como Bichinho, é um dos vários cantos de Minas que encantam os turistas pela delicadeza do artesanato, pelas igrejas coloniais que resistem ao tempo e pela gastronomia de sabor inigualável. E tudo isso somente há 8 km da vizinha famosa Tiradentes. É em meio a tanta arte, história e comida farta que se encontra outra preciosidade: a pousada Baubrasil.
Aos pés da Serra de São José, o empreendimento, que ocupa uma área de 70 hectares, é a hospedagem ideal para os interessados em arquitetura, construção e design. As casas e os estúdios exploram diferentes métodos construtivos. Uma ideia que surgiu a partir da paixão do design Alexandre Lopes Veneziano Cargo por essa forma de arte. “Comecei a estudar e a pesquisar sobre como as casas podiam influenciar na forma de viver das pessoas e percebi que o que precisamos, geralmente, é muito menos do que queremos. A partir do momento que tomamos consciência de um mundo global, nos convencemos que nossa morada pode ser mais simples, nos proporcionando conforto, porém sem nos aprisionar”, diz.
Casa autoral
Inspirado por esse estilo de vida, Alexandre idealizou um projeto inovador. Para a construção das duas primeiras casas, ele utilizou o sistema industrial chamado de steel frame. “Muitas pessoas fazem casas enormes e caras de se manter para passar seus finais de semana. A ideia desse projeto era mostrar que tais espaços podem ser extremamente confortáveis sem ser muito grandes”, explica.
Mesmo satisfeito com o resultado, Alexandre foi além e desenhou o primeiro estúdio de andaimes das Américas, que foi construído sobre pilares de eucalipto, sem envolver fundação em concreto, mantendo a topografia do terreno intacta. “O objetivo era construir uma casa com alguma estrutura modular e que não exigisse mão de obra especializada. Eu e meu caseiro montamos a casa toda em poucos dias. Foi um processo de criação maravilhoso e que gerou uma solicitação de patente.”
Mas as inovações não pararam por aí. Alexandre deu forma à primeira casa feita em Cross-Laminated Timber do Brasil, método que ressalta a presença da madeira de uma forma moderna e minimalista. Os estúdios containers foram os últimos a serem montados. “Foram utilizados 2 containers de 20 pés acoplados um ao outro pela lateral por meio de uma porta de acesso. A ideia era fazer algo sem descaracterizar o container, preservando um cenário mais rústico”, detalha o designer. “Após tudo pronto, decidi transformar este showroom de métodos construtivos em uma pousada e de viver em casas e/ou estúdios autorais.”
Conforto em cada detalhe
Todas as casas e os estúdios contam com uma estrutura completa de um refúgio de campo, o que permite a seus hóspedes se sentirem em casa. Na casa sede, em estilo colonial, a decoração incorpora o trabalho de diversos artistas da região. Já o deck da piscina é o local escolhido para momentos de relaxamento e descanso.
A ideia é também oferecer aos hóspedes vivências de terapia holística, como reiki, florais e meditação, além de workshops e cursos relacionados à saúde espiritual e física. “Recebemos muitas pessoas, de diferentes cantos do estado, ligadas a arquitetura e decoração. Algumas delas relatam que conhecer o Baubrasil é como visitar um museu de métodos construtivos. É muito inspirador”, conclui Alexandre.
Sitio Bau – Acesso pelo Arraial do Bichinho, Prados
(19) 99192-8657
baubrasilcasas@gmail.com
www.baubrasil.com
fotografia Louis Perrin